O jardim em JANEIRO
Tempo mais frio e chuvoso não significa um jardim sem vida e pouco colorido, já que no primeiro mês do ano também é possível ter os espaços exteriores bem tratados.
Cuidados Específicos
Diz o ditado popular “A água de Janeiro vale dinheiro”.
A ser assim, e se Janeiro for um mês chuvoso, relembramos que não é quase necessária qualquer rega adicional. Nos casos em que mesmo assim seja necessário fazê-lo, evite a formação de poças ou charcos, já que o excesso de humidade pode ser um factor de propagação de alguns fungos e pragas. Chamamos por isso a atenção para a necessidade de alguns tratamentos fitossanitários preventivos para o controlo de algumas destas doenças do tempo frio.
Nesta altura pode também ser importante como medida adicional, começar a incorporar matéria orgânica nos solos.
Na horta, sabendo que existem espécies hortícolas mais sensíveis às geadas, será relevante garantir nestes casos a cobertura do solo (com plásticos ou outras soluções, por exemplo).
Podas
Mesmo não sendo um período de grande actividade de jardinagem, a verdade é que esta é a fase ideal para realizar algumas podas que promovem novas flores e melhores frutos, nomeadamente de árvores e arbustos de folha caduca, retirando velhos galhos e rebentos de anos anteriores.
Para quem ainda não podou as roseiras, este é momento também para o fazer.
Recordamos que se houver necessidade de colocar estacas em alguma das plantas, é esta a altura de o fazer, logo a seguir à realização da poda.
Plantar e Semear
Janeiro é tipicamente o mês da lavoura das terras e das culturas de Inverno, quer nos jardins quer hortas.
No jardim, as tulipas e os narcisos são flores que podem ser plantadas neste mês, uma vez que são plantas que precisam de um período de frio para florescer depois na Primavera. Também as margaridas, as begónias, as ervilhas de cheiro, os girassóis, e os lírios, podem ser desde já semeados, desde que em terrenos enxutos.
Na horta dos primeiros legumes a serem plantados em Janeiro são as hortaliças, alfaces e couves, por serem plantas que preferem temperaturas mais frescas. Também é uma boa altura para plantar cenouras ou nabos, mas nestes casos é importante protegê-las do frio característico do mês.
Para estas e outras recomendações ou algum destes procedimentos, pode contar com a OASISPARCELA, nós ajudamos!
