Cuidados com RELVADOS no TEMPO FRIO
O tempo mais frio aproxima-se, e por isso este é o momento para preparar os relvados para o Inverno, de forma a garantir a sua resistência às condições mais agrestes.
Neste período os cuidados a ter não são exaustivos, mas convém não esquecer que com as temperaturas mais baixas o metabolismo do relvado fique mais lento, e como tal deixamos aqui algumas recomendações e sugestões para que o seu relvado resista de forma saudável:
Fertilizantes
Antes do início do Inverno deve ser feita a aplicação de fertilizante, que irá fornecer os nutrientes necessários e ajudar na prevenção de pragas e doenças da planta neste período.
Caso tenha feito há pouco tempo a renovação do seu relvado, deverá ter em atenção em utilizar fertilizantes específicos, neste caso recomendamos um fertilizante de libertação lenta que favorece o enraizamento e a sua resistência.
Luz Solar
No Inverno o tempo de exposição à luz solar é menor e muitos jardins tornam-se mais sombrios, tendendo a promover o desenvolvimento de musgo, um inimigo para muitas plantas. Nenhum relvado resiste à sombra completa, e são por isso fundamentais cuidados de manutenção redobrados nestes casos, utilizando por exemplo um produto anti-musgo e fazendo uma posterior escarificação aos seus resíduos.
Limpeza e Rega
É necessário limpar regularmente a área do relvado, recolhendo as folhas mortas para evitar a diminuição da exposição solar e a circulação de ar. Quanto à rega, garanta somente o suficiente para que o solo fique húmido.
Cortes de Relvado
Em regiões onde as temperaturas de Inverno são amenas (em média acima dos 6º) o relvado mantém sempre algum crescimento, e como tal é recomendado realizar o corte regular mesmo durante estes meses mais frios.
Lembre-se que, mesmo com temperaturas não muito baixas, no nosso Inverno tende a haver a formação de geada em muitas das noites da estação, e por isso deverá haver o cuidado para não pisar o relvado quando este está coberto de geada, pois isso quebrará as suas folhas geladas e danificar o seu caule e raízes.
Controlo de Fungos
Os elevados níveis de humidade e as temperaturas baixas favorecem a propagação de fungos, e é por isso fundamental garantir as condições para que essa acção não aconteça ou se faça de forma controlada.
Esse controlo é feito com uma boa drenagem do solo, a garantia de uma boa circulação de ar à superfície, assim como controlando o pH e o nível de azoto no solo.
Precisa de ajuda para saber algum destes procedimentos no seu relvado?
Nós ajudamos!
