Gostaria de ter uma HORTA na VARANDA?
Querer ter uma pequena horta mas não ter um terreno para o fazer, não é hoje um problema. Para poder pôr em prática esta ideia não necessita de muito espaço, só alguma imaginação e as dicas certas, e pode transformar a sua varanda ou terraço numa pequena e vistosa horta!
Deixamos aqui algumas ideias e dicas que o podem ajudar:
1. É importante começar por avaliar o espaço e qual a melhor forma de o aproveitar ao máximo. Dependendo se a sua varanda ou terraço tiver uma dimensão mais ou menos generosa, terá de definir que tipo de aproveitamento pode ser feito dos espaços que vão receber as plantas. Poder-se-á fazer três tipos de aproveitamento: vertical, suspenso ou horizontal.
2. Terá de se avaliar também as condições climatéricas habituais na sua varanda: se há vento, número de horas de exposição solar, se tem muita humidade, calor, frio, etc..
3. Perante estas primeiras avaliações, deverão então de seguida ser escolhidas quais as melhores plantas a semear. Claro que tratando-se de espaços normalmente reduzidos, também dever-se-á ter em conta a escolha de plantas que se adequem melhor ao pouco espaço disponível, que possam partilhar canteiros e que não tenham grande envergadura. Algumas sugestões de hortícolas mais fáceis de cultivar numa varanda, em casa e em espaços pequenos: alfaces, ervas aromáticas, tomates cereja, cenouras, rabanetes, etc.
4. Nem sempre é necessário gastar muito dinheiro a fazer canteiros, poder-se-á cultivar em vasos ou até usar a imaginação e reutilizar materiais transformando-os em vasos. Seja qual for o canteiro, vaso ou outro escolhido, só tem mesmo de garantir que estes tenham orifícios no fundo para uma boa drenagem da água.
5. Antes de passar à acção, e para garantir o crescimento e desenvolvimento das plantas da melhor forma, terá de se fazer uma boa preparação do solo, bem como uma boa fertilização antes da sementeira. A escolha das melhores sementes e fertilizantes é fundamental!
Para o ajudar neste seu projecto, pode sempre contar com a OASISPARCELA, que poderá fazer o planeamento e desenho da sua horta consoante as necessidades, condições e espaço disponível, e se assim preferir executar o projecto por si. Daí em diante, só terá de te preocupar em regar e usufruir!
