Como fazer a preparação dos SOLOS?
Por esta altura do ano, preparam-se as novas culturas nas hortas e campos agrícolas, e esse é um processo que deve começar sempre por uma eficaz e correcta preparação do solo onde se pretende vir a desenvolver as novas sementeiras e plantações.
O SOLO, de uma forma simples, é um material sólido com espaços porosos por onde circulam a água, ar e nutrientes, fundamentais para o desenvolvimento das plantas.
Então, como fazer a preparação dos solos?
A preparação dos solos é influenciado por diferentes factores ambientais, e deve variar conforme as suas próprias características e necessidades, mas também pelo tipo de cultura que se pretende realizar.
Este é um processo que tem como principal objectivo a melhoria das condições físicas e químicas do terreno, de modo a promover o crescimento das raízes, e assim fazer com que cheguem a uma maior quantidade de água e nutrientes, favorecendo o estabelecimento e a maior produtividade da cultura.
Na grande maioria das vezes, a preparação exige a chamada mobilização ou descompactação do solo, e este processo é feito com recurso a um conjunto de alfaias agrícolas, como por exemplo o escarificador, a fresa ou a charrua, que o fazem de formas diferenciadas e de acordo com a necessidade específica de cada terreno.
Conclusão: preparar os solos é assim fundamental para que a terra esteja pronta para fazer novas sementeiras / plantações, e como tal terá de estar fofa, adubada e sem ervas. Com este processo conseguimos o arejamento do solo e a penetração da água e dos raios solares, ao mesmo tempo que a terra fica com a textura mais solta e uniforme.
Sabia que... temos uma série de equipamentos e viaturas prontos para prestar este tipo de serviços no seu pomar, horta e terrenos?
Fale connosco!
